Há alguma real utilidade no uso do computador na escola?
Como relacionar o conhecimento adquirido no computador à sala de aula?
Muito se tem escrito sobre a Informática na escola, mas há pouco consenso entre diversos autores e educadores sobre o valor do uso dessa tecnologia em relação aos ganhos que pode trazer aos nossos alunos.
O Marketing realizado em torno do ensino utilizando computadores tem criado expectativas que muitas vezes desvirtuam o projeto pedagógico da escola, quando esta passa a querer atender a pais que desejam que os filhos sejam profissionalizados em computação, por meio da escola.
A informática quando adotada nas escolas deve se integrar ao currículo, não como uma disciplina, mas como uma ferramenta, inclusive, multidisciplinar, constituindo-se em alguma coisa a mais que o professor pode contar para bem realizar o seu trabalho.
A informática a serviço de um projeto educacional, propicia condições aos alunos de trabalharem a partir de temas, projetos ou atividades, surgidas no contexto da sala de alula.
O computador, como o livro ou qualquer outro material didático que usamos, é apenas e tão somente: um meio.
A nossa proposta para o uso do computador encontra-se no contexto das mudanças e evoluções ocorridas na sociedade.
Texto de Eladir e Maria
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário